#SuzanoInspira – Chegando agora no mercado de trabalho?

#SuzanoInspira – Chegando agora no mercado de trabalho?

Conciliar os estudos e a decisão de qual carreira seguir, com certeza, é uma tarefa muito difícil. Se você está entre os milhões de jovens que estão ingressando no mercado de trabalho em 2018 ou escolhendo qual profissão seguir, você vai se identificar com nosso #SuzanoInspira de hoje.

É cada vez mais comum que jovens tomem a decisão de qual carreira seguir cada vez mais cedo. Difícil? Pode ser que sim. Mas basta você estar preparado!

Calma, para te ajudar, nós conversamos com Fabrício Silva, Gerente Executivo Industrial da nossa Unidade Mucuri, que nos contou algumas dicas de como ingressar e deslanchar no mercado de trabalho.

“Você com certeza já percebeu que a forma de se relacionar com o mundo mudou. Como você se relaciona com a tecnologia, com seus amigos, com a sua família. Com as empresas não é diferente. As relações no ambiente de trabalho, as necessidades do mercado e o próprio relacionamento entre grandes organizações também mudaram”, comenta Fabrício.

 Formação profissional

É cada vez mais comum você encontrar um engenheiro na área de RH ou um economista na área de marketing. Isso acontece porque as empresas estão se preocupando, cada vez mais, em formar equipes multidisciplinares, que possibilitem a oxigenação de ideias, a inovação, e a resolução de problemas.

“Hoje, quando entrevisto um candidato, não olho apenas para a formação técnica dele. Valorizamos o jovem que tem um comportamento de atitude, que sabe buscar formas criativas para desenvolver novos projetos ou solucionar problemas. Muitas vezes, o candidato busca apenas se especializar, mas esquece que é preciso expor suas opiniões e se arriscar com novas alternativas, sem medo de errar”.

 Avalie suas conexões

“Sou capixaba, de Vila Velha, estudei em uma escola técnica e iniciei meu primeiro estágio na área de siderurgia. Após o curso, prestei Química na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. Foi um período de muitas mudanças e amadurecimento, tanto pessoal como profissional.

Morar sozinho, conhecer diferentes culturas, ter que trabalhar para conseguir se manter em uma cidade diferente. Realizava diversas pesquisas, o que me garantiu uma bolsa de estudos. Desde então, passei a buscar os setores em que eu poderia atuar, como química fina, tintas e celulose – este último foi o que me interessou mais.

Ainda na faculdade, iniciei um estágio em um laboratório de celulose, em tecnologia de madeira. Eu estava sempre presente em palestras, eventos e seminários sobre o tema, eu era um “arroz de festa” mesmo. A partir daí, comecei a ficar conhecido pelas pessoas do setor, até que um dia, apresentei um projeto para uma grande empresa que, interessada na iniciativa, me financiou!

Fui contratado por essa mesma empresa e fui crescendo aos poucos, tendo como principais foco, controle de processo e treinamentos, e, após seis anos, recebi um convite para trabalhar na Suzano, na Unidade Mucuri.

O que eu levo de tudo isso? As conexões que fiz em cada lugar por onde passei. Manter o relacionamento com diferentes tipos de profissionais e buscar a informação com as pessoas certas podem te ajudar, e muito, a chegar no seu objetivo. Por isso, minha dica para você que está começando agora é: mantenha boas relações ao longo de sua carreira.”

Você está conectado?

Todo mundo fala sobre a importância de viver conectado, não é mesmo? O que você faz com suas mais de 500 conexões do LinkedIn? Como você utiliza as ferramentas online à favor da sua carreira? PS: quando falamos em viver conectado, não é só ficar o dia inteiro na internet, ok?

O importante é manter o foco. Não basta você ter o seu currículo preenchido perfeitamente. Defina seu objetivo e traçe caminhos para conquistá-lo. E não se esqueça de que suas conexões podem te ajudar muito a alcançar o que almeja.

Tenha atitude

Como você já ouviu diversas vezes: a vida é feita de escolhas. Mas é importante defendermos que nenhuma escolha é 100% perda ou 100% ganho.

O importante é ter atitude, sentimento de dono e buscar a transformação no seu dia a dia. O que você pode fazer de melhor e de diferente hoje?

“Não faça parte da paisagem! Vai participar da sua primeira reunião? Não entre mudo nem saia calado! Estude brevemente sobre o tema que está sendo abordado e leve algumas perguntas. Não tenha medo de se expor ou de errar. O mercado busca por isso!”, acrescenta Fabrício.

Calma, aí!

“Outra dica super importante que quero deixar é: seja paciente. Crescer significa ter maturidade para encarar uma próxima etapa. Não há necessidade de ter pressa ou pular as fases naturais de aprendizado, comenta Fabrício.”

Por isso, não seja ansioso. Ao ingressar em uma nova empresa, aproveite cada minuto para aprender sobre o valores da companhia (e avalie se eles combinam com os seus!), priorize seu aprendizado e tente combinar seu trabalho com sua missão de vida. Você é um adepto de causas sociais? Engaje pessoas ao seu redor. Opine.

Provoque mudanças ao seu redor… e, boa sorte!

Comentários

    1. A história do Fabrício é muito interessante Luís! E ainda ele está contribuindo muito para a formação de jovens dando dicas de como crescer e se inserir no mercado! 🙂

  1. Olá boa noite gostaria de saber como faço pra participar das vagas internas da Suzano sou colaborador e gostaria de saber se tem um e-mail certo que possamos enviar corriculo.

    1. Olá Rogério,

      Nós disponibilizamos editais de oportunidades internas nos murais de nossas unidades industriais e na intranet. Dê uma olhada e se candidate as vagas que se encaixem em seu perfil. Um abraço! 🙂

  2. Sou Lucas Anderson tenho 22 anos, tenho alguns cursos na area industrial como , eletricista de manutencao, inspetor da qualidade, ferramentas da qualidade e desenho tecnico.
    Gostaria de entrar numa industria e mostrar meu potencial e poder ajuda a vossa empresa a crescer mas.
    Meu objetivo e ser engenheiro eletricista, e gostaria de dar meu primeiro passo nessa caminhada dentro da companhia suzano e celulose.

    1. Olá Lucas!

      Ficamos felizes em saber que você quer fazer parte da nossa empresa e contribuir nessa jornada! Para ter uma oportunidade em estar no nosso time de colaboradores você deve cadastrar o seu currículo no site http://www.suzano.com.br/oportunidades/. Lá você também poderá verificar as vagas que estão disponíveis no momento e concorrer aos nossos processos seletivos!

      Um abraço! 🙂

  3. Parabéns a grande empresa que a suzano e. Queria muito ter uma oportunidade, em uma empresa como esta.

    1. Oi Marcela!

      Para ter uma oportunidade em estar no nosso time de colaboradores você deve cadastrar o seu currículo no site http://www.suzano.com.br/oportunidades/. Lá você também poderá verificar as vagas que estão em aberto e concorrer aos processos seletivos das oportunidades que se encaixem em seu perfil!

      Desejamos boa sorte! 🙂

  4. Ola gostaria de uma oportunidade na suzano.
    Venho solicitar uma oportunidade de emprego.Tenho o propósito de um bom desempenho profissional para contribuição do crescimento de sua empresa.
    Apresento meu interesse em fazer parte e coloborar com a equipe de trabalho da empresa.Tenho iniciativa,vontade de vencer e alto espirito de participação.
    Sinto-me preparada para qualquer função dentro dos meus conhecimentos.Desde já agradeço pela atenção,colocando-me á disposição para maiores esclarecimentos.

    1. Olá Thais!

      Para ter uma oportunidade em estar no nosso time de colaboradores você deve cadastrar o seu currículo no site http://www.suzano.com.br/oportunidades/. Lá você também poderá verificar as vagas que estão disponíveis em nossa empresa e concorrer aos processos seletivos daquelas que se encaixem em seu perfil!

      Um abraço! 🙂

    1. Olá, Jefferson!

      Nossos programas de estágio ocorrem a cada semestre e têm duração de 1 a 2 anos. Acompanhe a divulgação do próximo ciclo por nossas mídias sociais! 😉

  5. Olá, bom dia! espero ansiosamente pela abertura do estágio da Suzano 2018.
    Espero está entre os selecionados! Estudo e tenho procurado correr atrás disto!

    1. Olá Catiúrsia!

      Fique de olho em nossos canais para não perder a data de inscrição do próximo ciclo do Programa de Estágio Suzano! Desejamos boa sorte! 🙂

  6. Olá estou em um momento da vida em que preciso tomar algumas decisões que fará toda diferença em minha vida profissional, e quando li esse artigo, sinto que mesmo que eu erre ou acerte faz parte do processo de amadurecimento ! Com certeza hoje será um dia diferente pra mim, buscarei fazer o meu melhor ! Obrigado .. Bom dia !

    1. Que bom que esse artigo lhe ajudou Giovanni! Ficamos felizes e desejamos ótimos aprendizados a você! 🙂

    1. Não é mesmo Nilda? Aprender com as dicas que o Fabrício deu para os jovens é uma oportunidade única 😀

    1. Olá Wanderson!

      Para ter uma oportunidade em estar no nosso time de colaboradores você deve cadastrar o seu currículo no site http://www.suzano.com.br/oportunidades/. Lá você também poderá ver as vagas que estão disponíveis no momento em nossa empresa e concorrer aos processos seletivos!

      Um abraço! 🙂

  7. Que dicas inspiradoras. É sempre bom aprender com a experiência de vida de profissionais já consolidados no mercado. Hoje esse texto trouxe mais ensinamento e ânimo para a cada dia correr atrás dos meus objetivos.

    1. Que bom que o texto te inspirou Raygo! É sempre bom ouvir pessoas mais experientes que nós para adquirirmos novos aprendizados! 🙂

    1. Olá Luciane!

      Para que seu marido tenha uma oportunidade em estar no nosso time de colaboradores, ele deve cadastrar o seu currículo no site http://www.suzano.com.br/oportunidades/. Lá ele também poderá verificar as vagas que estão em aberto aqui em nossa empresa e concorrer aos processos seletivos!

      Desejamos boa sorte a ele! 🙂

    1. Poxa Amanda! Fique de olho sempre em nossos canais para não correr risco de perder a inscrição de novo em? 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Digite o código da imagem acima