Outubro Rosa 2018

Outubro Rosa 2018

Nossa empresa apoia e incentiva a comemoração do Outubro Rosa. A data simboliza a luta contra o câncer de mama e conscientiza homens e mulheres sobre os cuidados com essa doença.

O câncer é caracterizado pelo crescimento rápido e desordenado de células com capacidade de se multiplicarem. Essas células tendem a ser incontroláveis, formando rapidamente tumores malignos que podem se espalhar por qualquer região do corpo. O câncer de mama, como o próprio nome diz, afeta as mamas, que são glândulas formadas por lobos, que se dividem em estruturas menores chamadas lóbulos e ductos mamários. É o tumor maligno mais comum em mulheres a partir de 35 anos, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, as chances de cura do câncer de mama chegam a 95%. Tumores desse tamanho são pequenos demais para serem detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia. Por isso, é recomendável que as mulheres façam o exame de mamografia uma vez ao ano, a partir dos 40 anos de idade.

A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e seus sintomas aparecem logo em seu início: nódulos na mama, pele avermelhada, retraída ou com textura anormal, alterações no mamilo, pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço e fluidos anormais. Por isso, é essencial que você preste atenção a qualquer sinal em seu corpo e faça os exames preventivos. Confira algumas dicas:

Como se prevenir?

Busque sempre uma alimentação equilibrada, com mais alimentos frescos e menos industrializados. Também pratique exercícios: o ideal é 30 minutos, três vezes por semana. E evite o cigarro e o álcool, pois são comprovados fatores de risco para diversos tipos de câncer.

Como identificar?

“O autoexame continua sendo a principal forma para identificação da doença. É importante ressaltar que esse processo não requer uma técnica específica, sendo mais importante sua frequência, para que os pacientes passem a perceber mudanças em suas mamas a partir deste hábito”, comenta Dr. Danilo G. Araújo, Médico e Gerente de Saúde e Qualidade de Vida da nossa empresa.

A mamografia é recomendada anualmente e geralmente para mulheres acima de 40 anos ou com histórico da doença na família, mas quem tem menos idade também deve estar atento. O autoexame ainda é a principal fonte de descoberta pela doença.

E preste atenção aos sinais: se suspeitar de qualquer sintoma que está sentindo, não ignore. Caso você note alguma mudança em seu corpo, procure seu médico!

Está achando que apenas as mulheres sofrem com esse problema? Se enganou.

Os homens também têm chances, apesar de menores, de obter a doença. Independentemente da idade ou sexo, o tratamento é igual. Os possíveis sinais de câncer de mama em homens incluem protuberância ou inchaço, geralmente (mas nem sempre) indolor, pele ondulada ou enrugada, retração do mamilo, vermelhidão ou descamação da pele da mama ou do mamilo, inchaço nos linfonodos axilares.

É importante lembrar que nem sempre essas alterações são causadas pelo câncer. Portanto, se você notar qualquer alteração nas mamas consulte imediatamente um médico para poder realizar o diagnóstico.

Comentários

  1. Quando não estás junto de Mim,
    Horas me incomoda a saudade,
    Horas este amor sem fim.

    Sinto me abraçado a Teu corpo,
    Horas tocando Tua alma,
    Único lugar que conheço,
    Onde encontro minha calma.

    Um silêncio prazeroso,
    Uma paz,
    Um bom perfume,
    Um amor soprado em flauta,
    Na brisa da noite,
    Um vagalume.

    Mauro A.Silva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Digite o código da imagem acima