O artigo sobre zoneamento climático com mais de mil citações!

O artigo sobre zoneamento climático com mais de mil citações!

Há 4 anos, nossos colaboradores Clayton Alcarde e José Luiz Stape publicaram o artigo “Zoneamento climático do Brasil”, junto de outros três pesquisadores, Paulo César Sentelhas, José Leonardo de Moraes Gonçalves e Gerd Sparovek (Esalq/USP), em uma revista tradicional alemã de meteorologia, a Meteorologische Zeitschrift. Nesse estudo, os autores desenvolveram um sistema com informações geográficas para identificar os tipos climáticos no Brasil.

Com base na temperatura e chuva mensal de 2.950 estações meteorológicas, eles desenvolveram um sistema com informações geográficas para identificar os tipos climáticos no Brasil. Bem legal, né? O resultado foi ainda melhor: um mapa detalhado da classificação climática na resolução de 1 hectare para todo o país. O arquivo fez tanto sucesso que hoje ele já superou a marca de mil citações científicas no mundo, pelo levantamento da Google Scholar Metrics!

Para quem não sabe, o zoneamento é referência na definição dos tipos climáticos do Brasil, e amplamente usado em diversas áreas de pesquisa, como engenharias florestal, agronômica, agrícola, civil, sanitária e mecânica, ecologia, geografia, medicina, odontologia, medicina veterinária, arquitetura, entre muitas outras. Dá pra perceber a importância, não é mesmo? Hoje, além de ultrapassar essa marca de mil citações científicas, o artigo ainda é o segundo mais citado da revista Meteorologische Zeitschrift nos últimos 25 anos. Claro que todo este conhecimento também é aplicado nas áreas florestais da Suzano. Com conquistas como essas, nos tornamos melhores a cada dia!

Confira o artigo completo: www.ipef.br/geodatabase.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Digite o código da imagem acima