Novembro Azul

Novembro Azul

Assim como o Outubro Rosa, novembro também é um mês especial para refletirmos sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. Por isso, nós da Suzano, também entramos no clima de Novembro Azul!

Mas o que é o câncer de próstata?

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais mortal entre os homens e o sexto tipo de câncer mais frequente no mundo. Além disso, um entre cada seis homens é alvo da doença. A doença atinge principalmente acima dos 50 anos de idade.

Sintomas e prevenção

Existem dois fatores que podem dificultar a identificação e o tratamento do câncer de próstata. O primeiro deles é que os homens tendem a ser mais resistentes aos métodos de prevenção, o que faz com que procurem o médico com menos frequência.

O outro é a ausência de sintomas no início da doença. Eles só passam a aparecer em estágios avançados e os mais comuns são: vontades urgentes e repentinas de urinar, dificuldade para urinar, diminuição no jato de urina, além de dores corporais e ósseas e insuficiência renal.

O seu papel nessa causa

O principal modo de prevenir e combater o câncer de próstata é a realização dos exames de toque e de sangue, que são de fundamental importância e precisam ser feitos periodicamente. Vale ressaltar que o exame de sangue é complementar e não substitui o exame de toque, portanto, é necessária a realização de ambos.

Homens em geral devem procurar um Urologista para iniciar a realização do exame de Antígeno Prostático Específico (PSA) e do toque retal após os 50 anos de idade. Aqueles com história familiar de câncer de próstata devem iniciar esse acompanhamento aos 40 anos. Independentemente dessas orientações, no caso de qualquer dúvida ou sintoma, o Urologista deve ser consultado.

Além disso, outros hábitos saudáveis podem ser incluídos no cotidiano para ajudar a diminuir os riscos: manter uma alimentação balanceada, fazer atividade física, evitar a obesidade, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Vamos juntos nesse movimento de  prevenção não só durante o Novembro Azul, mas durante o ano todo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Digite o código da imagem acima