Nova ação do Projeto Nascentes do Rio Mucuri

Nova ação do Projeto Nascentes do Rio Mucuri

Em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação de Mucuri (BA), realizamos o plantio de 4.000 mudas de espécies nativas em Beira Rio, na sede de Mucuri. A iniciativa contou com a participação de mais de 700 pessoas, incluindo colaboradores da Suzano, alunos de escolas municipais, representantes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa) e das secretarias municipais, integrantes da Casa do Estudante e crianças da Associação Comunitária Golfinho, entre outras pessoas.

Nesta nova ação do Projeto Nascentes do Rio Mucuri, iniciativa idealizada pela nossa empresa com o apoio da ONG ambiental The Nature Conservancy (TNC), o plantio aconteceu onde está localizada a estação de tratamento de efluentes (ETE) da Embasa. O objetivo dessa ação foi trabalhar a conscientização ambiental e criar um cinturão verde no entorno da ETE, minimizando o impacto de odor das lagoas e criando um ambiente atrativo para a fauna.

“Fomentamos continuamente ações com foco na preservação ambiental das regiões nas quais estamos presentes, e é muito gratificante ver que um projeto promovido com essa finalidade esteja mobilizando tantas pessoas a trabalharem juntas em favor de uma causa tão importante. Faço um agradecimento especial aos organizadores e apoiadores do evento pela quantidade de crianças presentes. Elas representam o nosso futuro”, afirma Fabrício José da Silva, Gerente Executivo Industrial da Unidade Mucuri da Suzano Papel e Celulose. Além do plantio, foram fornecidas 2.000 mudas para a comunidade do entorno da região de em Beira Rio, como gesto de parceria com o projeto e forma de incentivo à continuidade da prática e o hábito da preservação.

A nova ação de plantio fez parte da programação do mês do Meio Ambiente organizada pela Prefeitura de Mucuri, ação que contou com amplo apoio da Suzano, e está alinhada ao Propósito da nossa empresa, “Desbravamos cultivando a vida”.

“Esta iniciativa (Projeto Nascentes do Rio Mucuri) é muito importante não apenas para Mucuri, mas para todos os municípios banhados pelo rio. Por isso, temos que nos juntar, formarmos uma corrente, e incentivarmos a educação ambiental. Os jovens são os nossos herdeiros do futuro e sempre digo que todo dia é dia de cuidar do meio ambiente”, diz Ivanete de Assis, secretária de Meio Ambiente de Mucuri.

O Projeto Nascentes do Rio Mucuri visa fomentar a restauração e a cultura de preservação da Bacia do Mucuri, garantindo a perpetuidade do rio, além de estimular iniciativas voltadas à proteção de suas nascentes. Ele conta com parcerias do setor privado, ONGs, órgãos do governo e pessoas físicas e desde seu início, em 2017, já promoveu o plantio de mais de 20.000 mudas nos estados da Bahia e de Minas Gerais, onde estão localizadas dezenas de nascentes do Rio Mucuri.

Nesse período, as ações do Projeto Nascentes do Mucuri deram início à recuperação de mais de 35 nascentes e contaram com a participação de mais de 2.000 pessoas. Somente na última ação foram mais de 700 pessoas, sendo elas 148 integrantes do Programa Voluntariar da Suzano (colaboradores e familiares), 400 crianças das escolas municipais Luís Eduardo Magalhães e Ismar Teixeira Guedes, 60 integrantes da Casa do Estudante, 45 crianças da Associação Comunitária Golfinho e 60 representantes da Embasa, além de representantes das secretarias da Educação e do Meio Ambiente do município de Mucuri.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Digite o código da imagem acima