Você já dobrou um papel mais de seis vezes?

Você já dobrou um papel mais de seis vezes?

Reza a lenda que é impossível dobrar um papel ao meio mais de seis vezes. Se você for curioso como nós, tenho certeza que está dobrando uma folha neste mesmo instante, acertamos? 🙊. Pois bem, sentimos informar que isso é um MITO!

Pode, realmente, parecer um tanto quanto difícil dobrar pela sétima vez uma folha de caderno qualquer, mas a lenda é falsa, já que tudo dependerá do tamanho e da espessura do papel, uma vez que a cada dobra, a espessura duplica e a área cai pela metade. Logo, para conseguir fazer mais dobras, é preciso um papel fino e comprido.

Foi o que fez a americana Britney Gallivan em 2002, quando conseguiu dobrar um papel 12 vezes.  Para isso, a garota precisou de um papel de 1.200 metros de comprimento, com a espessura bem fina, que se assemelha a um papel higiênico, provando que é infinito o número de dobras possíveis.

Para conquistar esse título, Britney criou uma fórmula matemática que permitia calcular o tamanho do papel necessário para realizar tal proeza. A partir dela, curiosos constataram que um papel, para ser dobrado ao meio 50 vezes, mediria nada menos que o equivalente a 2/3 da distância entre a Terra e o Sol, “apenas” 149.600.000 km (pois é!).

Nós produzimos papéis com diversos acabamentos, espessuras e tamanhos, seja para testar e validar essa lenda ou para o seu dia a dia. Já conhece todas as linhas? Dá uma olhadinha no nosso site!

E então, quem será o próximo a tentar superar esse recorde? Desafie seus amigos, depois nos conte como foi a experiência. Boa diversão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Digite o código da imagem acima