Cinco exemplos de projetos do Programa Voluntariar para comemorar o Dia Internacional do Voluntário

Cinco exemplos de projetos do Programa Voluntariar para comemorar o Dia Internacional do Voluntário

Hoje, 05/12, é o dia perfeito para parabenizar quem usa um pouco do seu tempo, esforço e carinho para fazer o bem sem pedir nada em troca. É isso aí, hoje comemoramos o Dia Internacional do Voluntário! A data, criada pela ONU, tem a intenção de promover diferentes ações de voluntariado ao redor do mundo e estimular nas pessoas o desejo de se envolver em boas práticas que beneficiem o próximo. Bem legal, né?

Quem conhece a nossa empresa sabe que somos apaixonados por trabalho voluntário e acreditamos na importância dele para o desenvolvimento da sociedade! Neste ano, contamos até o momento com cerca de 1744 participações voluntárias e 3189 beneficiados, isso porque o ano ainda nem acabou! Nosso Programa de Voluntariar atua principalmente com foco na educação e oferece aos colaboradores a oportunidade de atuarem como voluntários em diversos projetos, ações sociais e comunitárias.

Por ser uma data tão importante, trouxemos cinco exemplos de projetos do programa Voluntariar, no intuito de propagar ainda mais essas ações inspiradoras na sociedade!

Projeto Formare

Desenvolvido desde 2005, em parceria com a Fundação Iochpe, o projeto consiste na capacitação de jovens em vulnerabilidade social no curso de Operador de Processo de Produção. O projeto acontece nas Unidades Suzano (SP), Mucuri (BA) e Imperatriz (MA). As aulas são ministradas por voluntários da nossa empresa que recebem capacitação pela Fundação Iochpe e dedicam seu tempo e talento, para compartilhar conhecimentos e experiências com jovens cidadãos.

Projetos Nascentes do Rio Mucuri

Norteados pelo Plano Estratégico de Restauração Florestal, elaborado pela TNC, o projeto Nascentes do Rio Mucuri visa fomentar/impulsionar a cadeia de restauração na região. Além disso, o projeto tem por objetivo contribuir para a perpetuidade do Rio Mucuri, criando um ambiente que estimule a cultura de preservação de nascentes no País.

Embaixadores Voluntários

O Embaixador Voluntário é um agente de transformação em sua unidade, que desenvolve as ações institucionais do programa, mobiliza e auxilia os voluntários locais. Além disso, o embaixador também pode buscar novas oportunidades de atuação em sua comunidade para atuar em parceria com a equipe de gestão de voluntariado.

Projeto Vocações

Inspirado na Campanha “Qual o seu Papel?” (http://www.suzano.com.br/licao-de-vida-qual-o-seu-papel-qualoseupapel), nasceu um projeto de mapeamento de vocações, com objetivo de entender quais os talentos, habilidades e competências que os nossos colaboradores, parceiros e familiares tem, a fim de gerar uma rede de conexões entre oportunidades de atuação e voluntários para transformação da sociedade.

Empresário Sombra

O Empresário Sombra é uma das iniciativas do projeto do Suzano na Escola, em parceria com a Junior Achievement. O programa, que leva estudantes para acompanhar a rotina dos profissionais da nossa empresa, ultrapassou barreiras e foi o primeiro projeto realizado em solo internacional! Aconteceu na Stenfar, um de nossos escritórios localizado na Argentina. Durante a ação sete estudantes do Instituto Nuestra Señora Del Buen Consejo foram recebidos por 25 colaboradores que acompanharam os alunos em diferentes áreas da empresa, como: Recursos Humanos, Marketing, Comercial, Contabilidade, Créditos e Cobranças e por fim Tesouraria.

O projeto busca despertar o espírito empreendedor de jovens em fase escolar, e compartilhar conhecimentos e experiências para uma formação educacional que amplie sua visão do mercado de trabalho e o mundo dos negócios.

 

Esses são apenas alguns exemplos de ações para mostrar que existem diversas formas de ajudar. Caso haja interesse em se envolver em alguma ação voluntária, você pode procurar projetos, instituições e pessoas próximos à sua residência que desenvolvam trabalhos semelhantes e se informar sobre como pode participar. Você vai ver como fazer o bem faz a diferença no dia a dia!

E aí, o que você achou dessas iniciativas? Já participou de algum projeto voluntário? Se sim compartilhe sua experiência com a gente!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Digite o código da imagem acima